top of page
Buscar

"Life Coaching"

"Coaching é processo eficaz para apoiar no desenvolvimento humano como um todo. No âmbito corporativo está consolidado como uma das mais bem sucedidas ferramentas para o desenvolvimento de líderes e equipes mais fortes, assertivos e preparados para as demandas e mudanças constantes no cenário global.

O coaching, em toda sua amplitude de alcance transcende o ambiente empresarial, e é uma alternativa também, para aqueles que na vida pessoal, buscam mudança, evolução e crescimento.


Nesse sentido, o "Life Coaching", ou Coaching para a Vida, é uma modalidade orientanda para o campo pessoal, que atua no aprimoramento das relações interpessoais, sejam elas afetivas ou familiares; apóia o individuo no planeamento de objetivos, na motivação para alcançá-los, numa melhor comunicação interpessoal e no auto-desenvolvimento com um todo.


"Self", que pode ser traduzido para Coaching de si mesmo, auto-coach, também pode ser interpretado como o "Centro direcionador da consciência e da inconsciência", ou ainda "Centelha Divina" ou "o melhor EU que habita dento de cada um de nós".

Viver um processo de "Self Coaching" significa permitir-se a acessar níveis cada vez mais profundos na busca do "empoderamento do EU".


Tudo bem, que não é fácil admitir limitações afetivas; que as relações amorosas e familiares não são tão harmônicas e bem-sucedidas como deseja, pois de certa forma isso é admitir um fracasso. No entanto, este é o primeiro passo a ser dado, se na verdade você quiser, através do processo de coaching, resolver essas questões. Refletir, ponderar e compartilhar o estado desejado é o primeiro passo no processo de Self Coaching. Tudo começa na permissão que cada coachee dá de interpretar positivamente sua história. Quanto maior a ressignificação e a interpretação positiva de nossa história maior será a potencialização do coachee.


Fortalecer o "mapa de mundo" dentro de uma interpretação positiva da sua própria história é à base do processo de coaching. O profissional Coach através de perguntas poderosas promoverá essa interpretação positiva de "si mesmo" do indivíduo atendido.


Nenhum ser humano é perfeito, tem todas as respostas para tudo ou age de forma correta o tempo inteiro. Todos têm limites. Muitos os ignoram como forma de defesa de um sofrimento maior, mas isso só retarda a resolução do problema, pois ser forte inclui saber lidar com estes monstros de frente, e entender que qualquer tipo de solução vem do desejo, interior e autêntico, de não ser mais refém de situações, que prejudicam as relações e a vida pessoal como um todo.


Talvez você já tenha as respostas aí, dentro de você, e só precise ser positivamente apoiado a fazer as perguntas certas e assim, chegar à solução de seus dilemas. Exercitar suas potencialidades, descobrir outras mais, acreditar em si, são passos nesse caminho da evolução."


José Roberto Marques (IBC)




13 visualizações0 comentário
bottom of page